Biografia

IMG_0463O Deputado Federal Roberto Egídio Balestra nasceu em 24 de maio de 1944 na cidade de Inhumas (GO). Filho de Nelo Egídio Balestra (referência política no Estado) e Garcita Soyer Balestra, teve sua vida político-partidária iniciada pela Aliança Renovadora Nacional (Arena), aos 22 anos.

Mantém-se até os dias de hoje fiel às suas origens, tendo integrado os partidos PDS, PDC, PPR, PPB e o PP. Formou-se em Direito pela Faculdade Anhanguera, em Goiânia, no ano de 1981. Seis anos depois foi eleito pela primeira vez Deputado Federal. Logo em seu primeiro mandato, participou da elaboração da Constituição de 1988, tendo atuação destacada na defesa dos produtores e trabalhadores rurais. Nas eleições de 2010, alcançou o seu sétimo mandato.

IMG_0408Em 2004, licenciou-se do mandato de Deputado Federal para exercer os cargos de Secretário Extraordinário e Secretário de Agricultura de Goiás.

IMG_0796Agropecuarista, Balestra teve forte atuação no meio sindical, tendo sido eleito, por três mandatos, membro da Junta Consultiva do Instituto Brasileiro do Café (IBC), representando os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina. Foi fundador e presidente do Sindicato Rural de Inhumas; Presidente da Cooperativa Agropecuária do Mato Grosso Goiano; Membro da Comissão de Política Agrícola e 2º Secretário da Federação da Agricultura de Goiás. Exerceu ainda os cargos de Secretário e Vice-Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Goiás e Vice-Presidente do Lions Clube de Inhumas.

Na Câmara, Roberto Balestra é membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e membro suplente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Assine nossa Newsletter

Agenda de Compromissos