Pronunciamento Roberto Balestra (06/04/2017)

TecnoshowSr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cidadãos que nos acompanham pela TV e Rádio Câmara. Senhores deputados e senhoras deputadas,

Vocês sabem que a minha defesa ferrenha da agropecuária não é apenas marcação de posição política. O contato com o campo sempre esteve presente em minha vida e, desde a minha juventude, também tenho nutrido a paixão e a curiosidade sobre como a tecnologia pode facilitar a vida do produtor, melhorando a produtividade, os rendimentos e diminuindo os impactos sobre o ambiente.

Possuo formação em Direito, mas meu primeiro curso foi de técnico em laticínios, justamente por acreditar, desde sempre, que a busca por qualificação e conhecimento é tão importante no campo como fora dele. Fui um dos primeiros produtores de laranja do meu Estado, em uma época em que poucos acreditavam ser possível a produção do fruto no Cerrado. Para isso, busquei apoio na Extensão Rural e iniciei uma aproximação, desde então, com o trabalho da Emater, que considero extremamente valoroso para o país e para o pequeno produtor, sobretudo.

Dito isto nobres pares, uso este espaço para destacar que já está ocorrendo, desde esta segunda-feira, um dos maiores eventos no país sobre a tecnologia no campo, e que nós, goianos, temos o prazer de poder dizer que é sediado em nosso Estado, na cidade de Rio Verde. Trata-se da 16ª edição da Tecnoshow Comigo.

O evento deve receber mais de 100 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 1,3 bilhão. No entanto, mais do que uma oportunidade de negócios, nobres deputados, o Tecnoshow Comigo é um dos maiores espaços de intercâmbio de conhecimento e divulgação de tecnologia no campo que temos no país. Até sexta-feira, os participantes terão acesso às novidades do agronegócio, desde máquinas e equipamentos até pesquisas, além de informações sobre produção no país, mercado comprador e preços.

Neste ano, o tema do evento é a preservação dos nossos biomas, o que mostra que o agronegócio, ao contrário do que apontam os alarmistas, está sim preocupado em melhorar a produção minimizando os impactos na natureza e está antenado quanto aos principais temas em discussão na sociedade. A programação conta, por exemplo, com palestras sobre a participação da mulher no campo.

A Tecnoshow Comigo e a experiência dos milhares de produtores e entusiastas que por lá passam são o exemplo claro do Brasil que dá certo e o caminho que podemos seguir para que a nossa agropecuária seja o motor que vai puxar o país para fora dessa crise que nos atormenta nos últimos anos. Com investimento, qualificação, pesquisa e tecnologia, podemos avançar rumo a um desenvolvimento sustentável, que não é possível, em nosso país, sem voltar os olhos para o homem do campo.

Sr. Presidente, peço a V. Exa. a divulgação do meu pronunciamento nos meios de comunicação da Casa e no programa A Voz do Brasil.

Muito obrigado.

Ainda no h comentrios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Assine nossa Newsletter

Agenda de Compromissos