Pronunciamento Roberto Balestra (20/06/2018)

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cidadãos que nos acompanham pela TV Câmara e pela Rádio Câmara, se o ano de 2017 foi de dificuldades, com a correção de rumos necessária para o nosso País após o fracasso de um desastroso modelo econômico, podemos dizer que em 2018, até agora, os resultados têm nos trazido esperança de dias melhores, com a retomada, ainda que lenta, da economia e do emprego, com a queda dos juros, com a estabilização do real frente às principais moedas e com dados positivos na balança comercial.

Trago boas notícias, em especial do meu Estado de Goiás, que tem a produção rural e a exportação como fundamentais para a sua economia. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Estadual divulgados na última semana, o mês de maio foi o 53º consecutivo com mais exportações que importações. O saldo positivo foi de quase meio bilhão de dólares, puxado principalmente pela safra recorde de soja, que tem a China como principal destino. Também se destacaram a exportação de carne bovina, de carne de aves, de couro e de produtos minerais.

Esses números vêm ao encontro do que tenho sempre defendido nesta Casa e aonde quer que eu vá: precisamos reconhecer a vocação rural deste País e não nos envergonhamos dela. O nosso agronegócio tem potencial para nos colocar como o grande produtor do mundo e impulsionar a economia e a renda das pessoas em todos os cantos do Brasil.

No caso de Goiás, vale destacar também o empenho que o Governo do Estado tem tido no sentido de divulgar as potencialidades goianas e criar oportunidades de negócio em todos os cantos do mundo. Esta é a visão que precisamos ter, de que nosso País é grande, de que é formado por homens e mulheres que trabalham e produzem com excelência e de que temos condições de alcançar todos os mercados.
A prévia relativa ao Produto Interno Bruto para 2018 tem apontado que já teremos um crescimento da economia ao redor dos 2%. Estou convicto de que o pior já passou e de que o nosso País tem condições de voltar aos eixos já no fim deste ano, garantindo ao próximo governante que assumir um caminho aberto de oportunidades pela frente. E, assim como em Goiás, sabemos que o papel do agronegócio nesse processo é estratégico.

Sr. Presidente, peço a V.Exa. a divulgação do meu pronunciamento pelos meios de comunicação da Casa e no programa A Voz do Brasil.
Muito obrigado.

Ainda no h comentrios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Assine nossa Newsletter

Agenda de Compromissos