Pronunciamento Roberto Balestra (21/03/2018)

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, cidadãos que nos acompanham pela TV Câmara e Rádio Câmara, esta semana foi de muita alegria para mim, como representante do povo goiano e também como cidadão que vive em um Estado que enfrenta a crise de cabeça erguida, dando passos importantes para se manter como referência nacional em economia, geração de empregos, agronegócio e saúde.

Acompanhado do Ministro Ricardo Barros, da Saúde, me foi possível atender a mais algumas necessidades dos Municípios de Goiás. Em Pires do Rio, por exemplo, destinamos recursos no valor de mais de R$ 7 milhões para a construção de um novo hospital, que vai beneficiar toda a região da Estrada de Ferro.

Em Pires do Rio e na minha cidade natal, Inhumas, que completou 87 anos no último dia 19, pude presenciar, com muita satisfação, a felicidade de dezenas de Prefeitos, Vices,Vereadores, Secretários de Saúde e diversos representantes dos Municípios que vieram agradecer nosso empenho, meu e do Ministro Ricardo, para que a saúde no interior também dê orgulho a cada um de nós.

Foi um dia de muitas homenagens, mas também de bastante reflexão. Historicamente, sempre foi difícil fazer com que os recursos chegassem à destinação correta e também o Governo Federal ter controle preciso do que estava sendo feito pelo SUS Brasil adentro. Mas essa realidade já começa a mudar.

Nobres Parlamentares, isso só é possível com as novas regras na destinação de recursos para a execução das ações em saúde em todo País, com o objetivo de garantir o melhor acesso ao Sistema Único de Saúde – SUS, com os repasses sendo feitos em duas categorias: custeio de ação e serviços públicos de saúde e o bloco de investimento.
O novo sistema também vai garantir maior controle da gestão financeira pois o Ministério da Saúde, vai acompanhar o planejamento de saúde dos Estados e Municípios por meio do sistema e-SUS Gestor. Assim, o gestor se torna responsável por apresentar, por meio de sistema de informação, um mínimo de dados dos planos de saúde, programações e previsão orçamentaria.

O objetivo principal, nobres Deputados e Deputadas, deve ser sempre a busca pelo bem-estar da população. Somos representantes do povo dos nossos Estados, que tanto clama por melhores condições de vida. E acredito que a saúde é um dos pilares da sociedade que merece mais cuidado, pois sem saúde de qualidade não é possível buscar outras conquistas.

Sr. Presidente, peço a V. Exa. a divulgação do meu pronunciamento pelos meios de comunicação da Casa e no programa A Voz do Brasil.

Muito obrigado.

Ainda no h comentrios

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 

Assine nossa Newsletter

Agenda de Compromissos